AMCG

Notícias

Núcleo ODM recebe secretária de mobilização

A secretária estadual de mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago esteve na tarde de hoje participando de reunião do Núcleo Campos Gerais dos Objetivos do Milênio. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e reuniu representantes dos municípios de Ponta Grossa, Carambeí e Porto Amazonas, além do Governo do Estado. “A idéia é convidar e conseguir reunir representantes de todos os municípios da entidade”, avalia a secretária, lembrando que não somente o Poder Público deve ter representatividade no Movimento, mas também o terceiro setor e o privado. Para isso o Núcleo será apresentado aos prefeitos na próxima reunião da AMCG, marcada para esta sexta-feira, dia 19 em Carambeí.

A secretária orienta ainda que os gestores públicos se atentem aos indicadores dos ODM em seu município, pois o Tribunal de Contas irá cobrar estes indicadores nos Planos Plurianuais. “Esta foi uma iniciativa do Tribunal, e os prefeitos ainda podem fazer uma revisão caso não tenham inserido”, destaca. Além disso, os gestores contam com uma nova ferramenta que é a Agenda 2013, na qual ele insere seus indicadores e suas metas. “A medida que ele vai alcançando as metas o sistema já encaminha certificados de conclusão”, pontua.

O Núcleo Campos Gerais foi implantado em 2006 – sendo o primeiro em todo o Brasil, mas em 2010 perdeu força devido ao projeto de municipalização dos ODM. Para este ano, com intenção de reativar as regionais totalizando oito em todo o Estado, o Sesi implementou o programa de Sustentabilidade e propôs nova mobilização. “A atuação este ano foi proposta nos municípios com baixo IDH e também entre aqueles inseridos no Programa Paraná Competitivo”, explicou a secretária de mobilização.

Conforme Nelson Canabarro, que coordenou o Núcleo Campos Gerais desde seu início, a mobilização foi responsável por alguns projetos que deram certo na região. “Implantamos uma Mostra de Projetos, que depois foi estendida para todo o estado. Começamos o projeto Aprosar, que hoje é conhecido como Sacolona, as Ecomoradias em Tibagi, além do Óleo do Futuro”, recordou. Além disso, o Núcleo foi responsável pela Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, que este ano terá sua 6ª edição.

A próxima reunião do Núcleo ODM dos Campos Gerais está agendada para o dia 23 de julho na sede da AMCG a partir das 14 horas. Para saber mais sobre o Movimento Nós Podemos Paraná e suas regionais basta acessar o endereço eletrônico www.portalodm.com.br


Compartilhe nas redes sociais: