Valorizar os artesãos e seus produtos. Com este objetivo a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável da região dos Campos Gerais e da Rota dos Tropeiros do Paraná (ADTCG) realizou em parceria com a 2º Regional de Cultura dos Campos Gerais (AMCG Cultura) e o Sebrae oficina de “Elementos Básicos para a Venda de Artesanatos”. A capacitação foi direcionada aos participantes da ‘Coleção Campos Gerais de Artesanato’ e ocorreu nos dias 16 e 23 de setembro.
“Estas oficinas geram o despertar dos artesãos”, avalia o consultor do Sebrae, Marco Abbonizio, que ministrou a capacitação, destacando que muitos dos artistas – pela falta de oportunidades – passam anos trabalhando sem pensar na formação de preço ou na valorização através de uma bela embalagem, por exemplo. “Eles acabam trabalhando muito sem ver uma renda no final do mês. Isso acaba desestimulando esses profissionais”, destaca.
Para Josélia Sacks, que trabalha com o esposo Dorian Júnior na confecção de artesanatos, a oficina foi um grande aprendizado. “Desta capacitação já saímos com resultado”, exultou, dizendo que os artesãos participantes saíram com seus produtos prontos para serem comercializados. “Pensado e elaborado”, destacou mostrando a nova embalagem para os artesanatos deDorian: bottons, brincos e chaveiros com os temas Araucária e Parque Estadual de Vila Velha.
Há dez anos atuando como artesão, João Cláudio Carneiro, do município de Castro também se beneficiou com as oficinas realizadas para os artistas da ‘Coleção Campos Gerais de Artesanato’. “Eu já comercializava meus produtos na Associação de Castro e para alguns turistas”, contou. Agora, inserido no projeto da Agência de Desenvolvimento, João pretende comercializar para toda a região. “Estou animado”, comenta, destacando que seus produtos estarão no evento de lançamento da Coleção.
O lançamento da ‘Coleção Campos Gerais de Artesanato’ está marcado para o dia 5 de novembro no salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. “Vamos lançar o projeto e já abrir edital para novos artesãos”, adianta a gerente da ADTCG, Karen Kobilarz. Durante o lançamento a Coleção já estará sendo comercializada. 18 produtos de oito artesãos terão o selo do projeto, que tem como objetivo referenciar a cultura da região dos Campos Gerais através do artesanato.