O prefeito de Carambeí, Osmar Blum deixa nesta quarta-feira o cargo de presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). No município de Ipiranga o gestor entregará a presidência ao prefeito Roger Selski. Blum avalia sua gestão a frente da entidade com saldo positivo, já que a sua meta– de angariar novos investimentos para os municípios da região – foi concretizada no último ano. “Tivemos investimentos anunciados em outros municípios, não somente na cidade pólo, que é Ponta Grossa”, comenta, citando como exemplos a Tirol em Ipiranga e o frigorífico em Piraí do Sul.
Para o presidente, os investimentos foram possíveis graças ao potencial da região e também a união dos gestores da AMCG, que foram em busca de novos recursos. “Comitivas junto ao Governo Federal e ao Estadual foram realizadas, sempre em busca de soluções para os nossos municípios”, contou. Ao falar de soluções para os municípios, o prefeito de Carambeí destacou ainda as reuniões mensais dos prefeitos da entidade. “Os municípios estão passando por uma situação delicada, em que não há muitos recursos para investir. E as demais instâncias políticas também estão sem verbas para nos repassar”, explica. Por este motivo, a cada encontro foram apresentadas algumas propostas para que os gestores municipais conseguissem aumentar sua arrecadação. “Além disso, sempre trocamos experiências do que acontece em nossas cidades”, destaca.
Além de soluções para que os municípios consigam arrecadar mais, foram discutidas formas de economia e melhorias junto às Prefeituras. Um exemplo foi o Congresso Cidade Digital, que resultou na formação do comitê regional de cidades digitais, sendo uma das metas a realização de um Consórcio de Iluminação Pública. “Algumas das questões debatidas durante a minha gestão poderão retornar com o prefeito Selski na presidência da AMCG para assim colhermos os frutos das propostas apresentadas”, antecipa Blum.
Os gestores das áreas de cultura, dos esportes e do meio ambiente também mantiveram encontros mensais para debater o desenvolvimento regional nestas áreas. “Na Cultura, secretários e técnicos vêm tentando aplicar em todos os municípios o Conselho, para assim criar o Fundo Municipal de Cultura e realizar Conferências”, conta o presidente da AMCG, completando que somente alguns municípios estão com todos os processos realizados na área.
A AMCG Esportes realizou as Copas de Futebol e hoje está em sua 5ª edição da Copa AMCG de Futsal. Além disso, este ano teve início o evento de Cicloturismo 4 estações AMCG Esportes. “Estas competições são uma forma de integrar nossa região. Além disso, nossos atletas são reconhecidos e tem a oportunidade de treinar para competições estaduais e nacionais”, explica o prefeito de Carambeí. Durante as reuniões de Meio Ambiente, o debate maior ocorreu em torno do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “Temos que destacar também os cursos que realizamos frequentemente para capacitação de nossos gestores”, recordou Blum, citando parcerias com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Associação de Municípios do Paraná (AMP).
ODM
O presidente da AMCG pontuou ainda o forte trabalho do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais realizado durante sua gestão. “A AMCG é a entidade âncora do núcleo. E os trabalhos que vêm sendo realizados estão alinhados com o objetivo da Associação, que é o desenvolvimento regional”, exulta, citando que esta atuação do Núcleo também pode ser medida através dos índices dos ODM. “Nossa região já alcançou a maioria dos objetivos, alguns ultrapassando as porcentagens indicadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, destaca.