Servidores das Prefeituras que compõe a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram nesta quarta-feira de uma palestra ofertada pelo Paranacidade. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade) deram início no mês de maio aos cursos nas regionais, com o objetivo de capacitar e atualizar técnicos tributaristas e da área jurídica dos municípios paranaenses sobre o Código Tributário Municipal.
Conforme o palestrante, o economista da Paranacidade Jorge Goelzer, a ação serve para ajudar a ampliar a arrecadação local e reverter o resultado em benefícios sociais à população. Nas capacitações, os técnicos realizam uma revisão e atualização do Código, além de conhecer novas maneiras de incrementar a arrecadação sem ampliar a alíquota. “Nós temos de fazer como o apicultor, que extrai o mel sem ferir ou machucar as abelhas, porque os tributos devem visar a justiça social”, diz Goelzer.
Na sede da AMCG, participaram da capacitação representantes dos municípios de Arapoti, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Castro, Ortigueira e Ponta Grossa. Até o momento, 150 profissionais de 53 municípios já foram capacitados e atualizados sobre Revisão e Atualização do Código Tributário Municipal, realizados no Paraná.