AMCG

Notícias

Piraí recebe ‘Eu Quero Mais’ e forma Comitê da mulher

Piraí do Sul foi o terceiro município da região dos Campos Gerais a receber o projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” e formar o Comitê Municipal de Valorização da Mulher. Quinze representantes de Piraí fazem parte do Comitê, que já traçou suas primeiras metas após a realização da oficina ‘Aprendendo a Empreender’ ministrada pelo Sesi em parceria com a Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na última terça-feira na sede do Rotay.

O prefeito Valentim Milleo esteve presente e deixou sua mensagem às participantes. “A luta pela igualdade é de todos nós. Sabemos que as mulheres já conquistaram espaço na sociedade, mas temos que continuar lutando, pois ainda há muito a conquistar, como mais postos de trabalho e salários compatíveis com o dos homens”, destacou em seu discurso de abertura no evento. Para o secretário municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, Maricelso Ribeiro o projeto é muito importante para que a mulher seja empreendedora dentro e fora de casa. “Assim podemos diminuir os casos de mulheres em situação de risco e vulnerabilidade que encontramos em nosso município”, avalia.

Os projetos das participantes envolveram os temas da horta comunitária – que já conta com um projeto no município “Viveirinho”, artesanato, alimentação e cuidadores de idosos. “É desta maneira que começamos a empreender, pensando em projetos para o bem comum, capazes de inovar”, explica a articuladora do Sesi, Silvia Teuber. A primeira reunião do Comitê ficou agendada para o dia 2 de junho a partir das 13h30 no edifício Gralha Azul. “Além de dar início a estes projetos já elencados, o Comitê implementará ações para a realização da Feira da Lua em Piraí”, antecipa a coordenadora do ‘Eu Quero Mais’ no Sesi, Glaucia Wesselovicz. A idéia foi lançada pela coordenadora do projeto “Viveirinho”, Maria de Lourdes dos Santos,  e pretende mostrar o resultado das ações do grupo ‘Eu Quero Mais’ do município. Já com espaço para divulgação e comercialização dos produtos que serão confeccionados pelo Comitê.

As propostas do artesanato e de alimentos definidas no encontro – que contou com a participação de mais de 30 mulheres – já ganharam até nome. O grupo que produzirá artesanato regional será o “Arte em Ação”, e as representantes do outro serão as ‘Mamães e Cia’. “É isto que destacamos em nosso projeto, que as atividades que são comuns na vida das mulheres podem virar ações em prol de suas comunidades e também para a independência financeira delas”, finaliza a coordenadora do ‘Eu Quero Mais’ na AMCG, Luciane Rosas Rodrigues.

O evento em Piraí do Sul teve início com um workshop de automaquiagem para as participantes. Para sua realização, a AMCG, o Sesi e a Prefeitura Municipal contaram com a parceria do Salão Beleza Pura, que disponibilizou a profissional Irani Marcondes Dátola para ministrar o workshop e embelezar as representantes do Comitê de Valorização da Mulher de Piraí do Sul.


Compartilhe nas redes sociais: