AMCG

Notícias

Ponta Grossa sedia 4ª rodada regional do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu receberam os primeiros encontros nos últimos meses e reuniram representantes de mais de 80 cidades paranaense no total.

No dia 26 de setembro (quinta-feira), Ponta Grossa-PR sedia uma nova etapa do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, recebendo representantes de vários municípios da região dos Campos Gerais, centro e sul paranaense, dentre diversos outros convidados de outros estados brasileiros. São gestores públicos, lideranças empresariais, prestadores de serviço, especialistas, representantes de organizações sociais e pesquisadores que participam da 4ª rodada regional. Esses encontros, que precedem o Congresso, têm proporcionado discussões e debates sobre soluções, desafios e oportunidades geradas a partir da conexão digital de qualidade nos municípios paranaenses.

A iniciativa é da Rede Cidade Digital (www.redecidadedigital.com.br) em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), e está reunindo informações e subsídios para os debates e painéis do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, a ser realizado em novembro, em Curitiba-PR.

A programação da etapa ponta-grossense conta com a abertura do painel “Políticas Públicas de Cidades Digitais”, com as iniciativas do Governo Federal, apresentadas pela Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, presente nas etapas anteriores. Entre os cases de cidades digitais estarão representados municípios como Pinhais, Bandeirantes, além de outras iniciativas de diferentes regiões do Paraná.

A 4ª rodada regional recebe apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e das seguintes associações, que juntas, congregam mais de 50 municípios: Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar). Além disso, está confirmada a presença de representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS).

Há ainda instituições que têm prestado apoio a todas as rodadas com parceria estendida, inclusive, ao Congresso Paranaense. É o caso do Ministério das Comunicações (MiniCom), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do e Instituto de Arquitetos do Brasil no Paraná (IAB/PR), além da Aliança Paraná Sustentável, abordando o Programa de Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, que visa o desenvolvimento dos 399 municípios paranaenses.

Para a presidenta da AMCG e prefeita de Tibagi, Angela Mercer, esse evento é uma forma ampliar a inclusão digital e fortalecer a cidadania. “Fico muito contente em estar frente à AMCG para firmar esta importante parceria com a Rede Cidade Digital e participar do encontro promovido no dia 26 de setembro. Os municípios têm muitos compromissos e responsabilidades, e acredito que oferecer a plena cidadania através da inclusão digital é uma delas. Como gestores, temos que reconhecer esta importância e democratizar o acesso a esta importante ferramenta”, afirma a prefeita.

Curitiba: sede da primeira rodada e do Congresso Paranaense

A primeira rodada regional aconteceu em maio, na capital paranaense reunindo mais de 100 pessoas de mais de 20 municípios entre região metropolitana e litoral paranaense. O evento oportunizou a apresentação de cases que deflagraram o atual cenário das cidades digitais em diferentes regiões do estado. Ibiporã, Pinhais, Piraquara, a cidade litorânea de Guaratuba e o programa da capital paranaense “Vila Torres Digital” foram representados no painel de cases. Lygia Pupatto e o Secretário Municipal de Tecnologia e Informação de Curitiba, Paulo Miranda, apresentaram, no painel “Políticas Públicas de Cidades Digitais”, as iniciativas de Curitiba e do governo Federal ligadas ao tema.

A programação ainda contou com representantes da Controladoria Geral da União (CGU) – Regional/PR, falando sobre transparência e controle social pela internet, e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), abordando as fontes de financiamento para projetos, sobretudo na área de tecnologia.

A capital paranaense ainda será palco para o Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece em novembro, e terá os trabalhos desenvolvidos com base nas rodadas regionais.

#CidadesDigitaisPR

As rodadas regionais e o Congresso têm “patrocínio ouro” da Fomento Paraná e “patrocínio prata” da Viga Netstore. Em Ponta Grossa é esperada a participação de municípios como Tibagi, Turvo, Guarapuava, Mato Rico, Telêmaco Borba, Porto Amazonas, Prudentópolis e União da Vitória. Após esta etapa, haverá mais uma rodada, em outubro, na cidade de Maringá. Mais informações e inscrições gratuitas estão disponíveis no site oficial do evento: congresso.redecidadedigital.com.br.

Sobre:

Evento: Rodada Regional de Ponta Grossa – I Congresso Paranaense de Cidades Digitais
Data: 26/09/2013 (quinta-feira)
Hora: 8h30 às 17h
Local:  Hotel Planalto. Rua 7 de setembro, 652 – Centro – Ponta Grossa – PR
Inscrições e informações: congresso.redecidadedigital.com.br
Vagas gratuita e limitadas.
Contato: contato@redecidadedigital.com.br | (41) 3015-6812

 


Compartilhe nas redes sociais: