AMCG

Notícias

PR Turismo apresenta critérios para compor Mapa

• 05/04/2019 19:00

Representantes da Paraná Turismo estiveram na tarde desta sexta-feira reunidos com gestores da região dos Campos Gerais para falar sobre os novos critérios para que os municípios entrem no Mapa da Regionalização do Turismo. O encontro ocorreu no Luds Hotel e foi agendado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Queremos fazer com que o turismo aconteça na região”, destacou a presidente da Adetur, Wagnilda Minasi.

Para continuar ou entrar no Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios devem estar estruturados, obedecendo aos novos critérios do Ministério do Turismo até o próximo mês de maio. Dos Campos Gerais atualmente onze municípios integram o Mapa. “Mas este número pode alterar, pois municípios que não cumprirem todos os critérios podem sair, e aqueles que se estruturaram podem entrar”, explica a representante da Paraná Turismo, Alessandra de Paula Xavier.

Hoje o Paraná conta com 14 regiões turísticas estabelecidas, com 283 de seus municípios pertencentes ao Mapa, que é um instrumento de orientação do Governo Federal para definir as políticas públicas do Turismo. “90% dos recursos do Governo são destinados aos municípios que integram o Mapa, e somente 10% aos demais”, explica Alessandra, destacando a importância das Prefeituras se adequarem e estarem inseridas.

Para fazer parte do Mapa do Turismo os municípios devem estar inseridos em uma Instância de Governança Regional (IGR), que nos Campos Gerais é a Adetur -, comprovar a existência de um órgão oficial de turismo (secretaria ou diretoria), ter no seu orçamento recursos destinado a projetos de turismo (LOA e QDD), contar com Conselho Municipal de Turismo ativo, e com pelo menos um prestador de serviço turístico cadastrado no Cadastur. Além disso, há um termo de compromisso, que deve ser assinado pelo prefeito, dirigente do turismo e presidente do Conselho.

Conforme Alessandra, além das Prefeituras se adequarem para fazer parte do Mapa do Turismo, os municípios devem contar com parcerias com a iniciativa privada. “Este elo é essencial para que atividade turística aconteça e se fortaleça”, avalia.

Participaram da reunião desta sexta-feira representantes dos municípios de Jaguariaíva, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba e Carambeí.


Compartilhe nas redes sociais: