A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, foi eleita presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) nesta quinta-feira (5). A equipe que ficará à frente da entidade ao longo do próximo ano também inclui Christiano Borges, prefeito eleito de Curiúva, como vice-presidente; Rildo Leonardi, prefeito eleito de Tibagi, como tesoureiro; e Rita Araújo, prefeita eleita de Telêmaco Borba, no cargo de secretária. A nova diretoria registrou a maioria dos votos (10 contra 9), em um processo eleitoral que teve a participação de todos os 19 gestores da região. A posse ocorrerá somente em 2025.
Dayane agradeceu o apoio e reafirmou a intenção de contribuir para o desenvolvimento dos municípios, dando suporte às principais demandas de todos as prefeituras. "É uma honra muito grande e, ao mesmo tempo, uma imensa responsabilidade. O compromisso da nossa gestão é com todas as 19 cidades que compõem os Campos Gerais. Vamos dar voz aos municípios e fortalecer a união entre os prefeitos. Acredito que, com a credibilidade que temos junto ao Governo do Estado, poderemos trazer importantes conquistas para a nossa região", destacou.
A presidente eleita da AMCG destaca entre os principais objetivos da gestão, a busca por melhorias no setor de infraestrutura e também na área de saúde. "Uma das principais bandeiras é o funcionamento pleno do Hospital Regional de Telêmaco Borba, que será muito importante para os municípios. Muitos atendimentos que ocorrem em localidades mais distantes, poderiam ser atendidos no hospital, trazendo agilidade e compromisso com a saúde dos munícipes e também economicidade aos municípios menores que fazem parte da Associação. Também vamos defender o crescimento dos Campos Gerais enquanto polo logístico, pleiteando os investimentos necessários”, concluiu.
Novo ciclo
O atual presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, parabenizou a prefeita Dayane pela eleição e destacou a postura das duas chapas que concorreram ao pleito. "Desejo muito sucesso para a nova diretoria. Esperamos que seja um período de grandes conquistas para os Campos Gerais. Esta é a primeira vez que temos duas chapas concorrendo, e isso mostra o interesse e o compromisso dos prefeitos em fazer o melhor pela nossa região. A AMCG existe com o objetivo de defender os interesses de 19 cidades e tenho certeza que todos estarão unidos nesse processo", apontou.
As eleições deste ano também contaram com a participação da chapa liderada pelo prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto, que também exaltou a conquista do grupo adversário. "A Associação é um órgão de representatividade, que deve sempre ser pautada na união entre os prefeitos, e não em interesses pessoais. Parabenizo a prefeita Dayane e os demais gestores que participarão da nova diretoria. Destaco que todos nós seguiremos unidos em prol dos Campos Gerais. Quem ganha com isso é a nossa população", disse.
Reunião ordinária
A manhã desta quinta-feira (5) também foi pautada pela reunião ordinária da AMCG, que colocou em discussão diferentes temas voltados ao desenvolvimento regional através em políticas públicas e novas parcerias. Durante o encontro, foram expostos projetos e ações do Sebrae; prestação de contas da atual gestão da AMCG; programas ofertados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR); apresentação dos Comitês Territoriais 'Vale do Tibagi' e 'Avança Campos Gerais'; e também a apresentação da 'Saber Soluções Educacionais'.
Além das autoridades citadas acima, também estiveram presentes o deputado estadual Hussein Bakri; os prefeitos Irani Barros, de Arapoti; Elisangela Pedroso, de Carambeí; Alvaro Telles, de Castro; Christiano Borges, prefeito eleito de Curiúva; Orli de Cristo, de Ivaí; Juca Sloboda, prefeito eleito de Jaguariaíva; Ary Mattos, de Ortigueira; Altamir Sanson, prefeito eleito de Palmeira; Henrique Carneiro, de Piraí do Sul; Elizabeth Schmidt, de Ponta Grossa; Elias Gomes da Costa, de Porto Amazonas; Lucas Machado, de Reserva; Nelson Pezinho, de Sengés; Gerson Nunes, prefeito eleito de Sengés; Rita Araújo, prefeita eleita da Telêmaco Borba; Artur Butina, de Tibagi; Rildo Leonardi, prefeito eleito de Tibagi; e Zélio Bittencourt, de Ventania.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.