AMCG

Notícias

Prefeitos querem formalizar convênio do transporte escolar

Presidentes das Associações de Municípios Regionais estiveram nesta quarta-feira participando de um encontro com a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Entre os assuntos da pauta esteve o custeio do transporte escolar durante o período da greve dos professores, que deve onerar as Prefeituras Municipais quando as aulas forem repostas. Conforme o presidente da Associação de Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e membro da diretoria da AMP, Roger Selski, que participou da reunião, o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto, entende que deve haver uma nova tratativa em relação ao convênio do transporte. “Queremos que haja uma formalização do Governo do Estado quanto ao repasse do dinheiro para custear o transporte neste período de férias que teremos que repor aulas”, explicou.

Além disso, Selski destacou que há muitas divergências entre os prefeitos municipais quanto ao valor acordado para o pagamento no período. “Há muita polêmica em torno do assunto. Os presidentes das Associações discordam sobre os valores que devem ser repassados pelo Governo do Estado”, conta o presidente AMCG. No último dia 23, o governador Beto Richa anunciou a liberação de duas cotas a mais – no valor aproximado de R$ 9,5 milhões cada uma – para garantir o custeio do transporte escolar dos alunos das escolas públicas do Paraná durante os 49 dias de greve dos professores da rede estadual de ensino.

Durante a reunião, os prefeitos do Paraná debateram ainda as taxas de iluminação pública. “A iluminação pública teve um aumento considerável para o consumidor. Mas a taxa que é repassada às Prefeituras não acompanhou esta elevação”, conta Selski, destacando que este assunto será levado à Copel para discussão. Conforme a advogada da AMP, Francine Frederico, a idéia é solicitar o retorno do desconto para a classe iluminação pública, conforme previa resolução anterior. A municipalização do Imposto Territorial Rural (ITR) também esteve na pauta.

No convite enviado aos prefeitos para participar do encontro, o novo presidente da AMP destacou que pretende ter mais diálogo com as Associações de Municípios Regionais do Paraná. Conforme Micheletto, “a AMP buscará ouvir sugestões de ações capazes de assegurar o desenvolvimento dos municípios, e desta forma, fortalecer muito mais a Associação e as causas municipalistas”.

Na AMCG

Estes assuntos serão debatidos pelos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais nesta sexta-feira, dia 03, a partir das 14 horas em sua sede. “Vamos debater a questão do transporte escolar em nossa região”, antecipa o presidente da entidade.

 


Compartilhe nas redes sociais: