Manter o isolamento e ampliar a testagem nos municípios. Essas foram algumas das recomendações básicas repassadas aos gestores da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) durante webconferência realizada na manhã desta sexta-feira com a 3ª e 21ª Regionais de Saúde. Com o aumento dos casos de covid-19 na região, a partir do mês de junho, as Regionais devem produzir, na próxima semana, um documento orientativo aos gestores. Conforme o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier a intenção do encontro foi verificar o comportamento do vírus na região, e ouvir os gestores sobre suas ações para assim poder produzir o documento, que também deve abranger municípios da 4ª Regional de Saúde.
Para Xavier ainda é cedo para começar a debater medidas para afrouxar o isolamento. “Temos que verificar os coeficientes de incidência da doença, o número de óbitos e também a ocupação de leitos”, explica, esta última, conforme informações fechadas ontem às 18 horas, contava com 85% dos leitos de UTI e 64% da enfermaria ocupados. Estes dados se referem a macrorregião leste, a qual a região dos Campos Gerais está inserida.
Conforme a enfermeira da 3ª Regional de Saúde, Carol Soczek da Silva,os municípios devem ampliar as testagens. “Agora não temos que nos preocupar com o número de casos, mas sim em evitar os óbitos”, justifica. Durante a reunião, as Prefeituras de Ponta Grossa e de Carambeí anunciaram novas ações quanto a testagem. Em Ponta Grossa, uma nova estratégia de testagem sorológica será adotada. Além do isolamento e testagem, os gestores debateram a necessidade de continuar e ampliar o monitoramento das pessoas com suspeitas e com o vírus ativo.
Além de prefeitos e gestores de saúde, a juíza de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública e Coordenadora do Comitê Executivo Regional da Saúde de Ponta Grossa, Jurema Gomes, participou da reunião.