AMCG

Notícias

Professores e Gestores participam do “Ideb + Campos Gerais”

Professores das escolas da região que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 a 2015 foram homenageados na noite de ontem em cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).O “Ideb + Campos Gerais” está em sua segunda edição e é realizado pelo Movimento Nós Podemos Campos Gerais por meio do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, e pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), entidade âncora do Movimento.

Além dos homenageados da noite estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Tibagi, Ângela Mercer de Mello, de Piraí do Sul, Valentim Zanello Milleo, seus secretários de Educação Beatriz Flores e Pedro Dalcol Filho, além dos secretários municipais de Ponta Grossa, Esmeria Savelli, e de Sengés, Rosilena Barbosa.

Nesta edição, duas escolas municipais de Tibagi, São Bento e Aroldo, é que obtiveram o maior avanço do Ideb, de 1,9 e 1,8 ponto, respectivamente. “Eu não podia terminar a minha gestão de melhor maneira”, disse a prefeita Ângela que finaliza seu mandato no próximo dia 31.

Como educadora e também professora de muitas das homenageadas da noite, Ângela se mostrou muito orgulhosa com a premiação, de duas escolas de seu município. “Esta noite coroa o trabalho de toda uma equipe e dos investimentos realizados na Educação”, destacou, citando o último deles, com a entrega de sete ônibus para o setor. “Estamos colhendo o que plantamos ao longo destes quatro anos”, concluiu.

Com um avanço de 1,6 ponto no Ideb, a Escola Eurides Martins de Piraí do Sul levou seu corpo docente para receber a homenagem. Para o prefeito do município, estes avanços no Índice demonstram que podemos fazer um ensino de qualidade mesmo em um país chamado Brasil. “Quero agradecer a todos os professores pelo empenho. Em Piraí foram três as escolas que atingiram a nota proposta pelo MEC”, destacou.

O terceiro município que contou com suas professoras homenageadas foi o de Sengés. A Escola Lhubina Rosa teve um salto de 1,5 ponto no Índice. “É com orgulho que recebemos a premiação desta noite. Isto porque conseguimos um avanço muito significativo, de 5,4 para 6,9. Por isso temos que aplaudir em pé nossas professoras”, disse em seu discurso a secretária de educação Rosilena, que representou a prefeita Elietti Jorge no evento.

De Ponta Grossa

Do município de Ponta Grossa, duas escolas receberam a premiação do Ideb +, a municipal Cyro Martins com um avanço de 1,4 ponto e a estadual Padre Carlos Zelesny, que saltou 1,1 ponto. Para a secretária municipal de educação de Ponta Grossa, Esméria Savelli, eventos como esse que destacam esta profissão tão importante, que é a do professor, são essenciais para sua valorização.

Esméria ressaltou o desafio que vem enfrentando na Pasta, com a implantação da Escola de tempo integral. Conforme a secretária, o sistema foi iniciado com uma relação de 12 escolas municipais. “A homenageada desta noite não estava em nossa relação, mas a equipe veio solicitar a inclusão, pois verificaram que era adequada a sua realidade”, apontou, destacando que a homenagem demonstra que o município está “construindo escolas de qualidade”.

Representando o Núcleo Regional de Educação, a professora Rita de Cassia Soares Lopes destacou a inclusão da escola estadual Padre Carlos na premiação. “Estes professores fizeram a diferença em suas realidades”, avalia.

Além dos representantes das escolas que tiveram seus professores homenageados, o  coordenador do Núcleo Regional ODS, Nelson Canabarro, e Amarildo Prâmio, da ACIPG ressaltaram a importância do “Ideb + Campos Gerais”. “Sempre escutamos falar do mérito das escolas. Mas não podemos esquecer que o verdadeiro artista é o professor”, disse o coordenador. Para Canabarro, que também é educador, temos que aplaudir os professores. “São vocês que constroem a sociedade, peça por peça, criança por criança”, justificou.

Para Prâmio, a profissão do professor deveria ser mais valorizada em nosso país, já que são eles que formam todos os demais profissionais. “E pelo que estamos vendo em nosso país, o que precisamos cada vez mais é de educação”, concluiu.


Compartilhe nas redes sociais: