AMCG

Notícias

Projeto “Eu Quero Mais!” segue com oficinas em Ponta Grossa

O projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” segue com oficinas em Ponta Grossa. Na tarde de segunda-feira a Associação de Moradores do Parque Nossa Senhora das Graças recebeu a equipe do Movimento Nós Podemos Campos Gerais – Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. O evento foi realizado por meio de parcerias do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Com um Clube de Mães atuante, as mulheres do Parque Nossa Senhora das Graças pretendem se organizar e estruturar uma Cooperativa de Artesanato. Hoje, muitas delas já realizam trabalhos, mas somente para ensinar outras mulheres da vila. “Aqui uma ensina outra. E tudo o que é produzido nas aulas, é vendido por meio de bazar e bingos”, explica a coordenadora do Clube de Mães e vice-presidente da Associação de Moradores, Anezita Antonelle – a Dona Zita, explicando que com a renda elas conseguem comprar os materiais e continuar ensinando os mais diversos tipos de artesanatos: crochê, pintura, bordados entre outros.

Com 74 anos, Dona Zita fala que o seu sonho é que quando não tiver mais forças de coordenar os trabalhos do Clube de Mães, as demais integrantes continuem o seu trabalho, ensinando às mulheres uma atividade, como a de artesanato.

Conforme a articuladora do Sesi , Glaucia Wesselovicz, que vem aplicando a primeira oficina do projeto nos municípios da AMCG, a proposta do “Despertando o Empreendedorismo” é justamente essa, a união de forças em prol de um objetivo. “Aqui as mulheres já atuam como empreendedoras. Elas são empreendedoras sociais, pois, por meio da Associação e do Clube de Mães, estão ensinando as demais uma atividade que propicie renda”, explica. Com a ideia da cooperativa, as empreendedoras sociais também serão empreendedoras cooperadas.

Para a artesã Olívia Biscaia da Silva, a cooperativa seria bem vinda no Parque Nossa Senhora das Graças, já que traria uma renda extra para o Grupo de Mulheres, que há anos atua coletivamente. Olivia incrementa a renda familiar e ensina no Clube de Mães artesanato com produtos descartáveis. Vasos e enfeites feitos com jornais e revistas estão entre suas especialidades.

Beleza

Antes da oficina “Despertando o Empreendedorismo”, as participantes do evento contaram com um momento de beleza. “O ‘Eu Quero Mais’ vem atuando em prol do empoderamento feminino. E o empoderamento só tem início quando a mulher tem um maior conhecimento dela mesma e passa a gostar de si, além de valorizar suas qualidades”, explica uma das coordenadoras do Eu Quero Mais, Luciane Rosas Rodrigues, destacando que os cuidados com elas mesmas refletem diretamente no gostar de si.

Para dar dicas de beleza e dos cuidados com a pele, a instrutora do Senac Josiane Biernaski esteve presente. “A mulher se sentir mais bonita faz toda a diferença, e a maquiagem ajuda muito nesse processo”, relata. Representante da Mary Kay, Silviane Sutil também apontou alguns cuidados com a pele para as participantes.

Empreendedora local, moradora do Jardim Esplanada, Sivane aproveitou o momento para contar as demais o seu processo de empoderamento. “Precisei de amigos e do trabalho para gostar de mim mesma e me empoderar”, relatou.

Para a assessora do DAC, Juliana Maciel, Silvane é um exemplo de como as mulheres podem atuar. “A ideia do ‘Eu Quero Mais” também é valorizar os empreendedores locais”, ressalta.

Em Ponta Grossa, esta foi a segunda oficina do projeto “Eu Quero Mais”. A primeira foi realizada no Centro do Idoso e contou com a participação de mais de 70 mulheres e os parceiros para a realização – DAC, Sesi, Senac e AMCG.

Clique Aqui e veja todas as fotos do evento.


Compartilhe nas redes sociais: