O secretário de estado do Esporte e do Turismo, Diego Gurgacz, marcou presença na reunião do setor de esportes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na tarde de sexta-feira, dia 25, na sede da Prefeitura do município de Tibagi. Além dos gestores de esportes da região o encontro contou com esportistas e com a presença da prefeita de Tibagi e presidente da AMCG, Ângela Mercer de Mello. “A AMCG trabalha constantemente pelo desenvolvimento regional. E o esporte, através de nossos eventos que agregam vários municípios, vem sendo uma das áreas de destaque para o avanço da região”, destacou Ângela, exultando a presença do secretário estadual, pela primeira vez, em seu município.
Além de citar os eventos da AMCG na área, como a Copa AMCG de Futsal que está sendo realizada neste primeiro semestre, e o Festival de Futsal, a presidente adiantou os eventos que ainda serão realizados na região, como o de esportes de aventura que está na programação dos gestores. “Recentemente estivemos em contato com o ex-secretário da pasta Evandro Roman e ele garantiu apoio aos Jogos Abertos dos Campos Gerais com a premiação e arbitragem do evento. Gostaríamos deste aporte também nas demais realizações”, solicitou.
Como prefeita de Tibagi, Ângela destacou também os projetos de seu município, como a orla turística que será construída. “Temos ainda o Parque Estadual do Guartelá. Hoje não temos a entrada deste atrativo. Gostaríamos de ter participação na gestão”, disse a gestora ao secretário que também atende pela pasta de Turismo do Paraná.
Em sua explanação, Gurgacz destacou os projetos já realizados pelo Governo do Estado na área do Esporte, como o programa de Obesidade Infantil, ‘Lazer no Paraná’, ‘Fomento Paraná’, ‘Meu Campinho’, ‘2º Tempo Modalidades’, e o ‘Vida saudável’, voltado para a Terceira Idade. “Primeiro buscamos a valorização do ser humano, agora vamos focar na infra-estrutura”, explicou o secretário, lembrando que para cada programa há os municípios prioritários e depois os demais interessados realizam as atividades e projetos em seus municípios através da adesão.
O encontro de Tibagi serviu ainda para que os gestores relatassem a situação de seus municípios e registrassem suas demandas. “É bom nós termos este contato e verificar o que acontece nos municípios”, finalizou Gurgacz completando que o que estiver ao seu alcance será realizado através do Governo Estadual.