Um ano de funcionamento e mais de trezentos resgates. O Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) comemorou na manhã desta sexta-feira um ano de serviços em toda a região. São 70 municípios atendidos pelo BPMOA - totalizando mais de 1,5 milhão de pessoas -, entre eles os 19 de abrangência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “O pontapé inicial para a implantação da base Campos Gerais do BPMOA foi dado durante uma reunião dos prefeitos da AMCG. Apresentamos a ideia, e um ano depois lançamos o serviço, que tem como porta de entrada o município de Ponta Grossa, mas que atende a toda região”, destacou o comandante do BPMOA, major Julio Cesar Pucci.
O major destacou ainda que a base Campos Gerais do BPMOA está servindo como exemplo em todo o Brasil. “Qualquer incidente fica a apenas meia hora do serviço aéreo”, conta, lembrando que o aeromédico é acionado somente quando os demais recursos são descartados. Para o presidente da AMCG e prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos a atuação do BPMOA vem sendo destaque em toda a região, já que os resgates foram feitos em quase todos os municípios. “Foram mais de 300 atendimentos. Vidas foram salvas com o resgate aéreo”, exulta Matos, que tem a Medicina como formação.
O secretário de Infraestrutura e logística do Estado, Sandro Alex exultou ainda a chegada de um novo helicóptero que atenderá a base Campos Gerais do BPMOA. “Este poderá fazer vôos noturnos, ou em condições desfavoráveis”, adiantou. Sandro destacou ainda outras novidades para a saúde da região. O Governo liberará, em breve, recursos para a construção de um novo IML dentro do Hospital Regional. E já garantiu um recurso de R$ 2,8 milhões para estruturar o setor de Oncologia na Santa Casa de Ponta Grossa.
Presente no evento, o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto destacou a importância de um trabalho conjunto para atender toda uma região. “Aqui vejo uma unidade, pessoas trabalhando em prol de pessoas. E unidas para o desenvolvimento de uma região”, disse.
Lançamento
O evento comemorou o 1º ano de atuação da base Campos Gerais do BPMOA e também a inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança. Diversas melhorias realizadas no local são resultados da atuação da Associação Amigos do Hospital da Criança. “Estamos fazendo história, com hospital que é da Prefeitura, mas também de toda a comunidade”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.