A região dos Campos Gerais conquistou importantes avanços nesta segunda-feira. Autoridades de todo o Estado estiveram presentes para a inauguração do Serviço Aeromédico dos Campos Gerais que servirá como base para o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). O Serviço Aeromédico será uma das bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu Regional, que vêm sendo pautado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “É uma luta e conquista de toda a região”, aponta o presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva Juca Sloboda, destacando os avanços do Serviço Aeromédico para a Saúde de todo os Campos Gerais e para milhares de pessoas.
Para o prefeito de Ponta Grossa e presidente eleito do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSamu), Marcelo Rangel, hoje foi um dia histórico. “Com uma conquista não apenas para Ponta Grossa, mas para toda região. Fruto de um Campos Gerais unido”, disse, agradecendo todos os prefeitos da AMCG.
O governador Beto Richa exultou a inauguração de mais um Serviço Aeromédico, o quinto do Estado. “Agora estamos abrangendo todo o território do Paraná e com mais agilidade. Já totalizamos 10 mil deslocamentos no Estado”, comemorou, lembrando que este é um dos principais programas do seu governo e está resultando em milhares de paranaenses salvos todos os dias.
Durante a cerimônia de inauguração Sloboda realizou a entrega do georreferenciamento dos locais que servirão de pouso para os helicópteros, tanto do Serviço Aeromédico quanto do Aeropolicial, em todos os municípios da AMCG e da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). “O setor de engenharia da Associação realizou este serviço para auxiliar e otimizar os serviços da saúde e da segurança, já que são em prol de nossa população”, contou o presidente, destacando o trabalho desenvolvido pelo engenheiro responsável da AMCG, Lucas Hyczy.
Aeromédico
O Serviço Aeromédico atenderá 57 municípios que abrangem as regionais de Ponta Grossa, Irati, Telêmaco Borba, União da Vitória e Guarapuava. Conforme informações da 3ª Regional de Saúde, o serviço atenderá as urgências e emergências médicas, transferências de pacientes e também casos de transporte de órgãos para transplante. “Tudo será regulado pelo Samu Regional”, conta a chefe da Regional Scheila Mainardes, lembrando que o transporte via helicóptero acontecerá nos casos em que o via terrestre passar de 30 minutos, por exemplo. Em Ponta Grossa e Castro que já contam com Samu, o serviço segue por meio do 192, nos demais municípios outro telefone será disponibilizado para o atendimento.