Prefeitos e autoridades da região estiveram presentes no encontro que debateu em Ponta Grossa o novo modelo de concessão rodoviária proposto pela governadora Cida Borghetti. O debate ocorreu na tarde desta terça-feira na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). Dele sairá um documento com as demandas de Ponta Grossa e região que pautará o contrato para nova licitação em 2021, prazo final para as Concessionárias que estão atuando hoje no Paraná. Documentos similares devem sair das outras regionais do estado. “Todas as demandas serão analisadas”, garantiu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.
Para a governadora Cida Borghetti, os debates sobre o futuro das concessões devem acontecer independente do processo eleitoral, já que dele depende como serão geridas as rodovias nos próximos anos. Cida está acompanhando os encontros e já destaca que pretende com isso chegar a valores mais baratos para o pedágio, além de garantir as obras rodoviárias necessárias para que o Estado continue avançando. “Queremos dizer no novo contrato quanto queremos pagar e as obras prioritárias”, destaca.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel já adiantou algumas das demandas regionais, como a manutenção do valor do ISSQN gerado hoje pela concessionária CCR Rodonorte aos municípios. “Temos que pensar em uma cláusula para que a empresa vencedora da licitação continue este trabalho regional”, apontou, enumerando os R$ 9 milhões arrecadados ao ano.
O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda esteve presente e ressaltou a importância de ouvir a população sobre o tema. “Temos que estar presentes, pois envolve toda a região”, disse. Ele também destaca a importância de se debater a continuidade do repasse do ISSQN para às Prefeituras. “É um recurso que não podemos perder”, avalia. Além de Sloboda e Rangel, estiveram presentes no evento os prefeitos do município de Castro, Moacyr Fadel, e de Ventania Helly Santiago.
Além de apresentar propostas para o novo modelo de concessão rodoviária, o secretário de infraestrutura e logística adiantou que o Estado está em processo avançado em negociações para a construção de ferrovias para desafogar as rodovias da região, chegando até o Porto de Santos.