AMCG

Notícias

Região deve retomar vacinação de pessoas sem comorbidades

• 02/06/2021 15:47

Os municípios dos Campos Gerais devem seguir nos próximos dias com a vacinação de pessoas por idade (59 -) em paralelo às pessoas com comorbidade. Em reunião na tarde de terça-feira com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com microrregionais, o Governo do Estado solicitou apoio para acelerar os índices de vacinação. “O Estado não vacina ninguém, quem vacina é o município, com as suas equipes das secretarias de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Beto Preto, falando da importância da parceria com Prefeituras.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), prefeito de Castro, Moacyr Fadel, os municípios estão fazendo a sua parte quanto ao Plano Nacional de Vacinação, e pretendem dar sequência nas aplicações, o mais rápido possível, conforme a chegada de novas doses. “É de nosso interesse que a população seja vacinada o quanto antes. Os municípios estão sofrendo com o número de vítimas da covid-19”, lamenta.

Um dos primeiros municípios a divulgar a vacinação do grupo de 57 a 59 anos foi o de Piraí do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde comunicou nesta quarta-feira que as primeiras doses do grupo serão disponibilizadas no próximo sábado, dia 5 de junho. Os demais municípios devem seguir mais esta semana com a vacinação exclusiva de pessoas com comorbidades. “Estamos no aguardo da chegada de novas doses para realizar a programação de novos grupos”, esclarece o presidente da AMCG.

Conforme o secretário estadual da saúde ainda estão sendo vacinados no Paraná, em paralelo às comorbidades, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pessoas com deficiência permanente grave, sem a exigência da comprovação do Programa de Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Durante a reunião com prefeitos, representes de microrregionais e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), ainda foram divulgados novos dados da covid-19 no Estado. Na tarde de ontem haviam 1.250 pessoas no aguardo de leitos. “A circulação comunitária no Paraná aumentou muito. Os municípios estão com os Pronto Atendimentos e Hospitais de Pequeno Porte cheios”, conta Beto Preto, citando ainda a média de pessoas positivadas do Estado, que segue em 40%, enquanto a taxa preconizada de controle é de até 15%.

Vacinômetro

Dentre os municípios dos Campos Gerais (3ª e 21ª Regionais de Saúde), 136.103 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, das 175.360 distribuídas pelo Estado, o que corresponde a uma taxa de vacinação de 77,61%. Já a segunda dose foi aplicada em 64.214 pessoas, das 109.355 distribuídas, com taxa de aplicação de 58,72%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde estes números podem apresentar delay, já que há de se contar o tempo que os municípios levam para lançar os dados no Sistema Nacional.


Compartilhe nas redes sociais: