AMCG

Notícias

Região terá Coleção de Artesanato

A “Coleção Campos Gerais de Artesanato” será lançada nesta quarta-feira, dia 20. Em evento marcado para às 19 horas na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa o trade turístico, além de empresários da região, poderão conhecer os produtos que compõe a Coleção. “Vamos disponibilizar aos turistas e apreciadores, artesanatos de qualidade da região dos Campos Gerais”, adianta a gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais, Karen Kobilarz.

Além de apresentar os produtos selecionados, o evento irá lançar a marca da “Coleção Campos Gerais de Artesanato”. “Fizemos um selo para identificação dos produtos qualificados”, conta Karen, adiantando também que a Coleção contará com um site próprio para sua divulgação. “Vamos lançar a Coleção, apresentar sua identidade visual e já abrir edital para a seleção de novos produtos”, adianta a gerente da ADTCG, completando que há muitos artesãos já a espera da próxima oportunidade de participar do projeto. O novo edital ficará aberto até fevereiro de 2014 e não há limite de vagas. O Projeto inclui cursos e capacitações para artesãos no decorrer do próximo ano, sendo que novas peças poderão integrar a Coleção Campos Gerais de Artesanato.

Após lançamento os produtos serão comercializados e expostos também em hotéis e restaurantes dos Campos Gerais. O projeto contará ainda com ações de incentivo a compra dos produtos da Coleção pelas empresas da região, para que presenteiem seus clientes, visitantes e colaboradores, valorizando os produtos regionais.  “Dessa forma, contribuímos com a preservação da identidade cultural e também possibilitamos que mais recursos circulem nos Campos Gerais. Além disso, incentivamos o artesão local”, pontua a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.

O projeto realizado pela Agência em parceria com a 2º Regional de Cultura do Paraná (AMCG Cultura) e Sebrae teve início ainda em 2012 quando foi aberto o edital para a participação dos artesãos. Esta etapa do projeto contou com 62 artesanatos inscritos. Mas para a coleção qualificaram somente 18 produtos de dez artesãos representando quatro municípios da região dos Campos Gerais, sendo Ponta Grossa, Reserva, Telêmaco Borba e Castro. “Após receber as inscrições demos início a outros processos para a composição da Coleção, que foram desde o desenvolvimento de embalagens até a qualificação dos artesãos”, recorda Karen, destacando que os artesãos foram orientados quanto aos materiais utilizados – típicos da região – e ao preço dos produtos. “Muitos já trabalhavam com o artesanato, mas não sabiam precificar ou agregar valor ao seu produto”, destaca a gerente da ADTCG.


Compartilhe nas redes sociais: