Em reunião nesta terça-feira no município de Carambeí os gestores de Cultura decidiram realizar um mapeamento da situação cultural dos 18 municípios que fazem parte da 2º Regional de Cultura do Paraná (AMCG Cultura). Conforme o coordenador e dirigente do setor no município de Telêmaco Borba, Luiz Alberto da Silva serão analisados a existência de Conselhos e Fundos de Cultura, a realização de conferências,além da situação em relação ao Sistema Nacional de Cultura. “Primeiramente iremos fazer uma análise para depois propor um Plano de Ação”, antecipa Silva.
A idéia é que todos os municípios tenham os quesitos básicos exigidos pelo Ministério da Cultura, que é o Conselho de Cultura para posteriormente a criação do Fundo e do Plano para a área. Conforme a assessora de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Danielle Teixeira, após mapeamento, aquelas cidades que já contam com o setor cultural mais estruturado assessorarão aqueles que ainda não tem. “Os municípios próximos serão agrupados para facilitar essa assistência”, antecipa.
No encontro no município de Carambeí os dirigentes de Cultura puderam conhecer o Parque Histórico e também o projeto cultural ‘Dançarte’, que contou com algumas apresentações.