AMCG

Notícias

Regional quer incentivar criação de Conselhos Municipais

A 2ª Regional de Cultura do Paraná levará propostas discutidas nos encontros intermunicipais à Conferência Estadual, realizada neste final de semana em Guarapuava

 

Incentivar a criação de Conselhos Municipais nos 18 municípios que compõe a 2ª Regional de Cultura do Paraná (AMCG Cultura). Este é um dos eixos definidos pelos gestores, em conjunto com a sociedade civil, para serem discutidos durante a 3ª Conferência Estadual da Cultura que será realizada neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de setembro em Guarapuava.

Conforme o coordenador do setor da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Luiz Alberto da Silva, a criação dos Conselhos é o primeiro passo para alavancar a cultura nos municípios. “Com o Conselho formado cria-se o Fundo Municipal de Cultura o que possibilita firmar alguns convênios tanto com o Governo Estadual como com o Federal”, explica. A discussão vem ao encontro do tema da 3ª Conferência Estadual, que é “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do sistema nacional de cultura”.

Outros eixos, como a articulação e parcerias dos gestores da cultura em âmbito federal, estadual e municipal; a criação e recuperação de espaços culturais, além da realização de mapeamento dos territórios criativos no Estado do Paraná estarão em pauta durante a Conferência.

Além da discussão dos eixos a serem levados à Conferência Estadual, a AMCG Cultura definiu durante a realização de Conferências Intermunicipais – foram realizadas quatro na Regional- a participação de 27 delegados no evento de Guarapuava. Serão oito representando o Poder Público e 19 a Sociedade Civil. Para o coordenador da 2ª Regional de Cultura a participação dos delegados é muito importante já que na 3ª Conferência também serão coletadas as contribuições para formulação das diretrizes e metas que comporão o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos.

Além disso, com a grande participação da Regional, será possível eleger um bom número de delegados dos Campos Gerais para a Conferência Nacional. “No ano passado conseguimos levar seis para o evento nacional em Brasília”, recorda Silva. “A meta este ano é bater este número”, antecipa.


Compartilhe nas redes sociais: