As cidades de Carambeí e Palmeira, que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), estão entre os destinos mais procurados dentro da Rota da Lavanda. O circuito turístico estruturado ainda em 2022 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (lDR-Paraná) reúne propriedades em diferentes municípios do estado, com destaque para as belas paisagens dos campos de lavanda e para os produtos desenvolvidos à base da planta.
O Lavandário Het Dorp, em Carambeí, nos Campos Gerais, está aberto aos turistas de terça-feira a domingo. A área com lavanda é de 1,5 hectare. Na propriedade há, ainda, 2,5 hectares de girassol, a reprodução de um vilarejo holandês, loja com produtos cosméticos à base de lavanda, uma queijaria e um café. No local, também são realizados ensaios fotográficos (clique aqui e saiba mais).
A variedade mais plantada no local é a lavanda francesa ou Lavandula dentata que floresce o ano inteiro. A planta tem um porte arbustivo, apresenta flores azul-arroxeadas e têm um aroma marcante. No lavandário, os visitantes podem conhecer outras cinco variedades de lavanda (a inglesa, a portuguesa, a egípcia, a espanhola e o híbrido lavandim), cuja floração tem seu ápice entre novembro e março. Para que a chácara tenha sempre lavandas em flor, os proprietários fazem podas frequentes que revigoram as plantas.
Em Palmeira, o destaque é o Lavandário Vale dos Sonhos, situado na Colônia Witmarsum. O espaço é reconhecido pela sua beleza natural, que estimula a visitação turística e a produção de ensaios fotográficos e editoriais de moda mediante agendamento. Além das paisagens dos campos de lavanda e outras plantas, o Lavandário também possui uma loja com inúmeros produtos a base de lavanda, incluindo cremes, shampoos, perfumes, óleos essenciais, blends; e até produtos comestíveis, como geleia de lavanda, cerveja de lavanda, chocolate de lavanda e sorvete artesanal de lavanda. (Clique e confira).
Setor ganha destaque no Paraná
A Rota das Lavandas é um circuito turístico que inclui propriedades em Araucária, Carambeí, Londrina, Palmeira, Toledo e Umuarama. Entre 2022 e o primeiro semestre de 2024, as propriedades receberam 152 mil visitantes e produziram uma renda bruta de R$ 7 milhões. A área cultivada vem ganhando espaço no Paraná e soma atualmente cerca de 12,5 hectares.
Com informações da Agência Estadual de Notícias e da Rádio Ipiranga.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.