AMCG

Notícias

TCE realiza ‘treinamento’ com gestores municipais

A Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) ministrou nesta quarta-feira em Ponta Grossa curso sobre “Plano de contas aplicado ao Setor Público”. 150 pessoas de 45 municípios participaram no evento realizado através de parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). Na pauta, as alterações previstas para as prestações das contas municipais para 2016 e os reflexos no sistema alimentado pelas Prefeituras para fiscalização do TCE. A administração pública com enfoque no Patrimônio e Tributário também foi abordada.

Conforme Regina Cristina Braz, da Diretoria de Contas Municipais do TCE-PR, o evento é um treinamento para os municípios se adequarem às alterações e os impactos na contabilidade com a ‘nova’ prestação de contas através de sistema da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que será obrigatório a todas as Prefeituras a partir de 2016. “Ajudamos os municípios a se adequarem. Ao invés de só cobrar realizamos este treinamento”, destaca.

Da AMCG, participaram servidores de 15 municípios, sendo Ponta Grossa, Palmeira, Tibagi, Ipiranga, Curiúva, Telêmaco Borba, Carambeí, Jaguariaíva, Porto Amazonas, Sengés, São João do Triunfo, Reserva, Imbaú, Ivaí e Castro. Para a secretária de finanças do município de Carambeí, Rosane Definski, estas capacitações são muito importantes para as Prefeituras. “É sempre bom sabermos com antecedência estas alterações e as novas exigências do TCE”, avalia, destacando ainda a aproximação do Tribunal através da Associação. “Esta abertura do TCE de trazer perto dos municípios as capacitações auxiliam bastante, pois podemos deslocar os técnicos para participar e realizar treinamento”, explica.

Novo Curso

Nesta quinta-feira novo curso será realizado na ACIPG através de parceria com a AMCG, Observatório Social dos Campos Gerais e Controladoria Geral da União (CGU). Este terá como tema o “Acompanhamento das Compras Municipais”, e as atribuições e responsabilidades dos fiscais de contrato. Será das 8h30 às 16h30. Para o presidente da AMCG, o prefeito de Ipiranga, Roger Selski, estas capacitações realizadas através de parcerias são essenciais para a melhoria das gestões municipais. “Órgãos de execução e de fiscalização devem caminhar juntos, para que os recursos públicos sejam otimizados”, avalia.

 


Compartilhe nas redes sociais: