Em busca de um território promissor. Com este objetivo, o Comitê Territorial Vale do Tibagi foi institucionalizado na manhã de hoje no município de Imbaú. Com integrantes que formam a chamada quádrupla hélice - poder público, privado, academia e organizações -, o Comitê pretende potencializar os municípios que compreende, por meio da educação empreendedora, agricultura familiar e do turismo. “Escolhemos eixos importantíssimos no cenário atual. Eles se interligam nas ações, e impactam diretamente todos os setores da economia”, esclarece a presidente Ericleia da Silva.
Em seu discurso, a presidente citou algumas potencialidades dos municípios de Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. “Contamos com uma população jovem, com extensa e diversa área produtiva, além da proximidade dos grandes centros de consumo”, cita, destacando as possibilidades de desenvolvimento dos setores. “Temos que voltar nosso olhar para o mercado das micro e pequenas empresas que representam a maior parte dos empregos gerados”, avalia.
Presente no evento, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Castro Moacyr Fadel, destacou a importância de contar com entidades, que compreendem todos os setores, atuarem juntas pelo desenvolvimento territorial. “Queremos somar sempre, já que a Associação também visa o bem estar da comunidade, com a geração de riquezas em todos os setores”, destaca, citando ainda a parceria do Sebrae, entidade que encabeçou a criação dos Comitês em todo o Estado do Paraná.
Representando a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, o vice Davi Antunes recepcionou integrantes do Comitê e gestores dos municípios do “Vale do Tibagi”. “É uma honra participar e ser anfitrião deste momento, em que vemos representantes de todos os municípios unidos em prol de um mesmo objetivo”, exulta.
Eixos
Metas já foram estabelecidas para os primeiros eixos a serem trabalhados pelo Comitê. Na agricultura familiar, por exemplo, a criação de um selo de produtos locais está no cronograma. “Queremos valorizar a nossa produção, além de mostrar as potencialidades de novos mercados”, explica a coordenadora Cristiane de Campos.
Vice-presidente do Comitê Territorial João Maria dos Santos, também coordena o eixo de educação empreendedora. “Queremos iniciar pela base, que é a educação das crianças, não só com o empreendedorismo, mas também com o intraempreendedorismo”, antecipa.
O eixo do turismo, que conta com Karen Kobilarz como coordenadora, pretende realizar diagnóstico dos estabelecimentos da área, além de aumentar o número de estabelecimentos com registro no Cadastur.