Representantes da Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb)participaram da reunião dos prefeitos da AMCG. A diretora geral, Paula Regina Pontara e o assessor jurídico, Thiago Lopes, apresentaram a proposta de implantação de um novo Curso de Medicina na região, que está sendo pleiteado desde 2013 pela instituição de ensino.
Para eles, a implantação do curso será de grande importância para o fortalecimento da região, pois pode promover uma transformação no cenário regional, com a melhoria dos indicadores de saúde e a qualidade de vida da população.
De acordo com o assessor jurídico da Fateb, com a Lei que instituiu o Programa Mais Médicos, houve a possibilidade de interiorização de Cursos de Medicina, desde que os municípios proponentes atendessem alguns pré-requisitos, e, conforme Lopes, Telêmaco Borba atende todos, inclusive o do vazio assistencial. “Temos inclusive quilombolas e áreas indígenas”, aponta.
Para o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, um novo Curso de Medicina só irá agregar para a região. “Ainda mais em um momento em que estamos discutindo a implantação do Samu Regional e do Grupamento de Resgate Aéreo”, aponta.